Confira abaixo os campeões estaduais pelo Brasil inteiro:
Na imagem, os principais campeonatos estaduais e seus respectivos campeões (Foto: Fernando Morales)
A medida que o ano vai andando, e os meses vão se concluindo, os campeonatos estaduais conhecem seus campeões, confira abaixo um resumo de todos os campeões (ou ainda não definidos em alguns lugares) estaduais:
Acre: O campeão acreano ainda não está definido, a decisão do título está entre Rio Branco e Plácido de Castro.
Alagoas: O campeão alagoano da temporada de 2013, é o CRB, que bateu o CSA nos pênaltis, por 4 a 3.
Amazonas: Também não está definido. A final é entre Princesa de Solimões e Nacional, no primeiro duelo, Princesa de Solimões bateu o Nacional por 3 x 1.
Bahia: O campeão baiano de 2013 é o Vitória, e todos já esperavam por isso, mesmo porque o rubro-negro havia batido o rival Bahia, semana passada, em uma sonora goleada de 7 x 3. Hoje (19), o rubro-negro empatou em 1 x 1 com o tricolor baiano, e sagrou-se campeão baiano de 2013.
Ceará: No campeonato cearense, o campeão é o time com o mesmo nome do estado, o Ceará. A equipe alvinegra empatou em 1 x 1 com o Guarany de Sobral, os dois confrontos finais, e como tinha vantagem, levantou o título estadual.
Distrito Federal: O Brasiliense é o campeão de seu estado. Bateu o Brasília nos dois confrontos, 1 x 0 no primeiro, e 3 x 0 no segundo.
Goiás: O campeão goiano é o Goiás. O alviverde bateu o rival Atletico-GO nos critérios de regulamento, ao empatar por 2 x 2 neste domingo.
Espírito Santo: O Desportivo Ferroviária é o campeão capixaba de 2013. No primeiro duelo com o Aracruz, terminou empatado em 1 x 1, mas no segundo duelo o Desportivo bateu o adversário por 2 x 1, aos 43 do segundo tempo, e sagrou-se vencedor.
Maranhão: Ainda não estão definidos os finalistas do campeonato.
Mato Grosso: O campeão mato grossense é o Cuiabá, que venceu nos pênaltis o Mixto, por 3 x 2.
Mato Grosso do Sul: No campeonato sul matogrossense, quem venceu foi o Cene, ao vencer o Naviraiense por 2 x 1 no primeiro confronto, e por 4 x 0 no segundo.
Minas Gerais: O campeão mineiro de 2013 é o Atlético. O Galo bateu o seu maior rival por 3 x 0 domingo passado, no Estádio Independência, e hoje sofreu uma derrota por 2 x 1 para o Cruzeiro, mas mesmo assim foi o campeão estadual. (Eu disse hoje a tarde no blog rs)
Pará: No campeonato Paraense, o Paysandu é quem foi o campeão desta temporada. O Papão bateu o Paragominas nos dois confrontos (4 x 0 e 3 x 1, respectivamente).
Paraíba: Ainda não se conhecem os finalistas, tampouco o campeão.
Paraná: No Paraná, o campeão é o Coritiba. O Coxa havia empatado com o Atlético-PR no primeiro jogo por 2 x 2, e bateu o maior rival no jogo de volta em casa, domingo passado, por 3 x 1.
Pernambuco: O campeão pernambucano é o Santa Cruz. O Coral havia batido o rival Sport no primeiro duelo em casa por 1 x 0, e bateu novamente por 2 x 0 na volta.
Piauí: O Parnahyba é o campeão piauiense desta temporada. Bateu o River-PI por 1 x 0 no primeiro jogo, e arrancou um empate por 2 x 2 na volta.
Rio de Janeiro: O campeão carioca foi o primeiro a ser conhecido. O Botafogo fez uma campanha impecável em ambos os turnos (Taça Rio e Taça Guanabara), quando venceu o Vasco por 1 x 0 no primeiro turno, e o Fluminense por 1 x 0 no segundo turno. O Fogão foi campeão no dia 05/05/2013 no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Rio Grande do Norte: No campeonato potiguar, quem levou a melhor foi o Potiguar de Mossoró, que bateu nos pênaltis, o América-RN, por 5 x 4.
Rio Grande do Sul: O campeão gaúcho é o Internacional. O colorado empatou no tempo normal com o Juventude, e bateu nos pênaltis o alviverde, por 4 x 3. (Defesaça do Muriel)
Rondônia: Ainda não está definido o campeão. A decisão é entre Pimentense e Vilhena. O primeiro confronto será domingo que vem, e a segunda partida, dia 01/06.
Roraima: Ainda está tendo o segundo turno, depois vem as finais.
São Paulo: O Corinthians é o campeão paulista de 2013. O Timão conseguiu quebrar a hegemonia santista dos últimos anos, ao empatar por 1 x 1 neste domingo com o Santos, na Vila Belmiro. Os comandados de Tite já haviam ganhado o primeiro confronto domingo passado no Pacaembu por 2 x 1, e hoje seguraram o empate, com um gol de Danilo.
Santa Catarina: Em Santa Catarina, o campeão é o Criciúma. O Tigre mesmo com a derrota por 1 x 0 de hoje (19) para a Chapecoense, garantiu o título catarinense, pois havia ganhado o primeiro jogo por 2 x 0. (Parabéns Tigreeee)
Sergipe: A final é entre Sergipe e River Plate-SE. O primeiro confronto da final terminou em 0 x 0, o duelo de volta está marcado para domingo que vem, no Estádio Batistão.
Tocantins: A final do tocantinense será entre Interporto e o vencedor do duelo entre Palmas ou Gurupi.
Dados os 26 resultados dos estaduais, espero que tenham gostado, ainda faltam definições, como já foi dito anteriormente, de alguns estados, mas a maioria (os principais) já estão com os campeões com nome.
Por: Pedro Lacerda