Qual o significado desse skate? Preconceito da revista com skatista ou apenas uma forma de representar a menoridade do menino?
Esta é a capa da revista IstoÉ da semana do dia 28 de abril. Se era isso que os editores queriam? Eu não sei, mas essa imagem gerou muita revolta entre os praticantes e simpatizantes do esporte.
Andar de skate é uma prática barata que permite que jovens de qualquer classe social pratiquem. Hoje, essa atividade está em segundo lugar no Brasil em popularidade, atrás apenas do futebol. O esporte, além de ser uma forma de diversão, para muitos virou profissão. Existem nomes como Tony Hawk, Bob Burnquist e Rodney Mullen que são respeitadíssimos no mundo do skate, e como não lembrar de Bam Margera, foda no skate e "idiota profissional" (termo que achei incrível dito pelos caras do La Fenix) nos filmes Jackass.
A IstoÉ daquela semana, tratava do assunto mais discutido no momento, a redução da maioridade penal (não vou entrar em detalhes desse assunto nesse post, depois faço um apenas sobre isso). Mas usaram de uma imagem certamente preconceituosa para representar que o menino da capa era um menor criminoso.
Em discussões na internet, algumas pessoas levantaram um "bom" argumento do porquê de usar um skate nesta foto. Elas disseram que não se tratava de usar o skatista como sinônimo de marginal e sim de representar a juventude do personagem da capa, que seria tão comum quanto se colocasse uma bola na mão dele.
Mas então, por quê não colocaram uma bola, já que a diversão dominante das crianças de todas as classes no Brasil é o futebol? Claro que não iam sujar a imagem do glorioso futebol brasileiro, é mais fácil colocar um objeto de um esporte que mídia trata como esporte de marginal. Lembramos que todos os veículos de massa principalmente a Rede Globo e a Veja, já usaram do skate para representar a "bandidagem" em fotos.
E sabemos que essa não foi a primeira e nem será a última vez que o preconceito aparece de uma forma tão descarada e absurda, e nada será feito a respeito disso. Tentei procurar algum pronunciamento da Confederação Brasileira de Skate, mas não achei. (se alguém tiver alguma informação, compartilhe com a gente.)

Nenhum comentário:
Postar um comentário