sábado, 18 de maio de 2013

Dilma participa de inauguração do Estádio Mané Garrincha

Pode ser visto com bons olhos a inauguração de mais um estádio para a Copa, mesmo depois dos atrasos?


Dilma Rousseff dando pontapé inicial na inauguração do estádio em Brasília (Foto: Adalberto Marques/ Ag. Estado)

    A presidente Dilma Rousseff participou da inauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha, ao lado do governador do Distrito Federal, Agnaldo Queiroz, na manhã deste sábado (18), estádio esse que sediará jogos da Copa das Confederações este ano, e do Mundo ano que vem.


Em seu discurso oficial, Dilma afirmou estar contente com a inauguração do estádio, e que isso mostra a "capacidade de realizar o que muitos diziam não sermos capazes". Disse também que espera a mesma competência em campo da Seleção Brasileira.

A inauguração do Estádio Nacional em Brasília, teve cinco meses de atraso e dois adiamentos, a inauguração prevista era para 31 de Dezembro de 2012, foi adiada para 21 de Abril, no dia de aniversário de Brasília, porém com os atrasos, foi inaugurado apenas ontem, dia 18 de Maio. A obra que inicialmente tinha sido estipulada no valor de R$ 696,6 milhões, saltaram para R$ 1 bilhão.

O estádio foi inaugurado com o pontapé de Dilma, que já havia feito o mesmo nas Arenas do Castelão (Fortaleza), Mineirão (Belo Horizonte), e Fonte Nova (Salvador), que também vão sediar jogos da Copa das Confederações em Julho deste ano. O estádio faz referência ao nome do jogador Mané Garrincha, que morreu em 1983, e foi ídolo da Seleção Brasileira, e do Botafogo.

Dilma que ficou boa parte de seu tempo conversando com o Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), aproveitou o evento, para comentar sobre a MP dos Portos,, durante seu discurso, a presidente agradeceu ao Congresso Nacional pela decisão acertada, horas antes de a medida perder sua validade. "Aproveito o dia de hoje para agradecer a aprovação da medida provisória do Portos, agora lei, em definitivo”, disse Dilma. 


Além da presidente, Renan Calheiros, e Agnaldo, o evento contou com a presença de Aldo Rabello, ministro dos esportes, e várias pessoas fortes ligadas á política.


O estádio foi construído com um conceito de SUSTENTABILIDADE muito forte, tem sistema de aproveitamento de água da chuva, e energia solar. O teto que abre e fecha, possibilita melhor circulação de ar, no interior da Arena.

- Na opinião do blogueiro, ainda há muito o que ser feito, sabemos que dos 12 estádios para a Copa do Mundo, apenas CINCO foram entregues, e com prazo atrasado, ainda faltam: a Arena de São Paulo, a Arena Pantanal, Arena das Dunas, Arena Beira-rio, Arena Amazônia, Arena da Baixada, e Arena Pernambuco. Não só o atraso com as obras nos preocupa, nosso país embora esteja mostrando estádios ''plasticamente muito bonitos'', apresentou problemas nas inaugurações do Maracanã, no final do mês passado, apresentou problemas nos arredores e circulação do Mineirão. 

Estamos fazendo tudo ''as pressas'', para que fiquem superficialmente prontos, e possam iludir o povo. Há muita falha no sistema, deram uma grande responsabilidade, para um país "que ainda está saindo da puberdade e entrando na adolescência".... Temos muito o que evoluir, esperamos de coração que depois dos eventos (Confederações e Copa do Mundo), não usem os estádios de uma forma problemática, assim como aconteceu este ano com o Estádio João Havelange (Engenhão), que precisou ser interditado. Queremos SIM estádios bonitos, claro, mas queremos também que haja boa infra-estrutura, que haja conforto para àqueles que forem assistir aos jogos nos estádios, que a circulação e acesso aos estádios seja pacífica e tranquila... Vamos aguardar, ainda há muito mais para ser feito!

Por: Pedro Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário